Foto: Reprodução/Vídeo
Nesta terça-feira (15), a equipe de reportagem do Site Miséria recebeu uma denúncia a respeito da superlotação do transporte universitário municipal de Barbalha. A denunciante, que não quis se identificar, relata que o ônibus realiza apenas uma rota para 3 instituições de Juazeiro do Norte: Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Estácio.
De acordo com a pessoa denunciante, os estudantes estão passando por essa situação há 3 semanas, e a superlotação reflete em “risco de acidentes” e no aumento da transmissão do vírus da covid-19.
Entre as reclamações, também foi citada o atraso ocasionado pela grande demanda “o ônibus sai da praça da estação às 7:00 chegamos por volta das 7:50 mas por conta da superlotação estamos chegando atrasados”, afirmou a pessoa denunciante.
Desde 2016, o município de Barbalha possui uma lei municipal que garante transporte gratuito aos estudantes, sejam eles da rede municipal, estadual, de ensino médio profissionalizante e superior. O transporte atende estudantes que residem no município mas estudam em cidades vizinhas como Juazeiro do Norte e Crato.
Assista:
A reportagem do Site Miséria entrou em contato com a Secretaria de Educação de Barbalha. O coordenador dos ônibus escolares, Orestes, informou que a situação irá ser normalizada e que a superlotação se deve a quantidade de motoristas acometidos pela Chikungunya. “A situação deve se regularizar a partir de hoje, pois os motoristas já estão retornando às suas atividades“.
Matéria atualizada às 10:05 do dia 15 de março de 2022

