Integrantes do projeto Borra de Café. Foto: Ascom / Salitre.
Estudantes da rede pública municipal de ensino de Salitre conquistaram o 1° lugar nas categorias PCD e Pesquisa Júnior na etapa regional do Ceará Científico, realizada no campus Crato da Universidade Federal do Cariri na última sexta-feira (29). Neste ano, o tema central do evento foi ‘Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática’.
Entre os vencedores está o projeto intitulado “ProGel: Cicatrizante da própolis da Abelha Manduri no sertão de Salitre-CE – um plano medicinal e agroflorestal“, que se destacou na categoria PCD. Ele foi desenvolvido pelos estudantes Maria Bianca e José Cleilton, da escola E.M.E.I.F.T.I. Francisco Clementino de Alencar com orientação do professor Cristiano Negreiros.

Foto: Ascom / Salitre.
Na categoria Pesquisa Júnior, as alunas Ana Beatriz e Maria Evillyn levaram o 1° lugar com o projeto “Borra de Café: o ouro verde que ninguém vê“, que busca mostrar alternativas sustentáveis para resíduos sólidos. O projeto foi orientado pela professora Angelina Pereira e co-orientada por Emanuely Silva, ambas da escola E.M.E.I.F.T.I. Francisco de Assis Leite.
“Este grandioso evento vai além de uma simples competição; ele representa um espaço de valorização da pesquisa, do protagonismo estudantil e da transformação social pela educação científica”, comemorou a prefeitura nas redes oficiais.

Integrantes do Projeto ProGel. Foto: Ascom / Salitre.

