Compartilhar
publicidade
publicidade
Estudo de campo para revisão terrirorial é realizado nos municípios do cariri cearense que fazem divisa com Pernambuco
A revisão busca corrigir imprecisões geradas por ajustes do IBGE entre 2000 e 2007.
Bruna Santos
Foto: Nívia Uchoa

Uma equipe composta por geógrafos, pesquisadores e historiadores deve percorrer toda a linha divisória do Ceará com o Pernambuco para revisar os limites territoriais dos municípios que fazem divisa. A ação é resultado de um acordo firmado em 2024 entre as assembleias legislativas dos dois Estados. A revisão busca corrigir imprecisões geradas por ajustes do IBGE entre 2000 e 2007.

No lado cearense, os municípios do Cariri diretamente afetados são: Salitre, Araripe, Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Jardim. Em entrevista ao Portal Miséria, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PDT), afirmou que o objetivo é chegar a um denominador comum.

Nós fizemos primeiro uma conversa com a Assembleia Legislativa de Pernambuco, nós temos uma série de técnicos, geógrafos, pesquisadores, historiadores que vão fazer e vão percorrer toda a linha divisória do Ceará com o estado de Pernambuco, com muita tranquilidade, em parceria com as câmaras municipais, em parceria com as prefeituras municipais, para mostrarmos o pertencimento da linha geográfica com o estado do Ceará”, disse.

A equipe técnica da Alece realizará pesquisas socioeconômicas, levantamento de equipamentos públicos e consultas à população local para compreender a percepção de pertencimento. Então, não acredito que nós vamos ter problema, não há nenhum litígio, está suspensa a questão de litígio, então a gente vai chegar num denominador comum e acredito que a gente possa fazer um acordo entre as duas assembleias”, finalizou.

O assunto, posteriormente, também deve ser analisado por órgãos nacionais, por se tratar da delimitação de limites estaduais. A cooperação técnica entre os Estados acontece especialmente porque as inconsistências com os dados de contagem populacional afetam os repasses financeiros e a prestação de serviços públicos.

Assista a entrevista completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria