Foto: Reprodução/Redes Sociais
Nesta terça-feira (2), o advogado e bancário aposentado Cosmo Silva Lemos, viralizou nas redes sociais após gravar áudios com declarações homofóbicas e racistas em um grupo de WhatsApp. O ex-presidente do PSDB foi denunciado na delegacia de Juazeiro do Norte por grupos da causa LGBT do município.
Nos áudios, Cosmo usa palavras baixas e usa tom agressivo “viado é gente? Viado é troço, viado é lixo da humanidade. Deveriam mandar queimar essas pestes ‘tudim’” […] Se viado se aproximar de mim leva bala”, disse. O idoso também fez declarações racistas ao se referir a mulheres negras “nego é tudo seboso”.
A subsecção da OAB de Juazeiro do Norte divulgou uma nota sobre o caso onde afirmou repudiar “veemente atos de LGBTfobia, Racismo e qualquer conduta de violência que atente contra a dignidade humana e que está tomando as providências cabíveis e necessárias quanto a investigação dos fatos no âmbito criminal e perante o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE”.
O Núcleo de Diversidade e Gênero (Nudg) de Juazeiro do Norte também emitiu uma nota de repúdio sobre o caso. “Compreendemos que essa violência, se caracteriza como uma agressão a todo o Movimento LGBTQIAP+ de Juazeiro do Norte e região com total característica HOMOFÓBICA. Se faz necessária uma ação eficiente por parte das autoridades para garantir que a cidadania e o respeito às diferenças sejam plenos e que nós, LGBTQIAP+, não sejamos vítimas constantes da LGBTfobia […] Atitudes nefastas, como deste sujeito, demonstram a persistente truculência do ideário homofóbico e o quanto ainda se precisa avançar para que todas e todos possam exercer seus direitos com respeito e igualdade. A homofobia direta e indireta não só atinge a população LGBTQIAP+, mas também outras pessoas que de alguma maneira se comportam fora dos padrões heterossexuais.Com essa firmeza, nos colocamos à disposição, pedindo para que o direito LGBTQIAP+ seja respeitado e persistiremos na cobrança firme para que as investigações ocorram com seriedade e justiça. Nosso desejo é o de que possamos viver de fato um ambiente livre de todas as formas de violência, tipificando atitudes como essas como uma violação aos direitos humanos da população LGBTIQIAP+.”
O bancário tem 64 anos e foi presidente do PSDB de Juazeiro do Norte em 2014. Em 2016, foi candidato a vereador no município, mas obteve apenas 82 votos e não foi eleito. Nas redes sociais, o advogado falou sobre a desfiliação do partido para apoiar a candidatura do atual presidente da república, Jair Bolsonaro (PL).
A reportagem do Site Miséria entrou em contato com o atual presidente do partido, Wilton Almeida, por mensagem, ele afirmou que a ação independe de partido, “o que deve ser levado em conta é que foram colocações infelizes, homofóbicas e racistas e a lei ‘ta ai’ para punir qualquer cidadão que se manifeste dessa maneira […] que ele possa responder perante a justiça”, concluiu.
Wilton afirmou que o partido não vai se pronunciar oficialmente porque não houve relação com a sigla, mas como cidadão acredita que Cosmo precisa procurar ajuda por ter problemas relacionados à bebida “mas não justifica o que ele fez”, afirmou.

