
A partir de março, mês da campanha nacional de conscientização e prevenção ao câncer colorretal, o Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, dará início a realização de exame complementar de diagnóstico, conhecido como colonoscopia, utilizado para analisar o interior do cólon e do reto. Vale ressaltar que o câncer de intestino é o terceiro mais prevalente na população e está atrás apenas dos de mama, entre mulheres, e de próstata, entre os homens.
O procedimento consiste em analisar o interior do intestino usando um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta, conhecido como colonoscópio. Com esse aparelho, é possível identificar lesões sugestivas de câncer colorretal, pólipos e outras condições médicas.
“Todas as pessoas a partir dos 40 anos de idade já devem realizar esse exame de rastreio, principalmente as que têm um histórico familiar de câncer de intestino, alguma queixa abdominal ou sangramento. É identificado na colonoscopia todo o intestino grosso, identificando e até retirar lesões pré-cancerígenas”, afirmou a Dra Jacquelinny Macêdo.
O exame é realizado sob sedação, logo, sem dor, e com profissional Coloproctologista.
Assista:
Para agendamento: 88 981804535