
Foto: Reprodução.
A Câmara Municipal de Barbalha aprovou, nesta semana, o nome do ex-prefeito Fabriano Livônio Sampaio como patrono da cultura popular do município. Gestor da cidade na década de 1970, Livônio teve seu nome reconhecido por unanimidade pelos parlamentares, em matéria de autoria do vereador Rildo Teles (União).
Considerado um dos principais responsáveis pelo fortalecimento das tradições culturais barbalhenses, o ex-prefeito teve sua trajetória analisada previamente por meio de um estudo que embasou a proposta. Entre os feitos destacados, está a nova roupagem da Festa de Santo Antônio.
“Conversamos com a professora, nossa querida Selene, que disse uma frase muito marcante. A cultura de Barbalha é dita antes de Fabriano e depois de Fabriano. A gente consegue identificar mesmo como foi Fabriano, o que foram as mudanças que ele fez, como ele conseguiu tornar a nossa cidade uma marca do folclore e da cultura popular do interior do Nordeste”, disse o vereador Rildo Teles, em entrevista ao Portal Miséria.
Durante a sessão, os vereadores reforçaram as contribuições de Livônio Sampaio na consolidação de Barbalha como um dos principais polos culturais do Cariri. “Um prefeito do interior do Nordeste, uma cidade a 600 quilômetros da capital, que um gestor resolve investir em algo que poucos fazem. Agora, imagine você a dificuldade de fazer isso na década de 70. A gente precisa reconhecer isso. Eternizar esse ato”, acrescentou Rildo.
Veja a entrevista completa na TV Miséria: