Compartilhar
publicidade
publicidade
Farmacêutica ensina como fazer lambedor caseiro a base de malva e chambá; veja a receita
O lambedor ajuda especialmente no alívio de sintomas respiratórios, como tosse e acúmulo de secreção presa no peito.
Redação Miséria
Foto: Guto Vital / Portal Miséria.

Em tempos de resfriado e aumento nos casos de gripe, especialmente em crianças e idosos, uma solução popular para alívio dos sintomas entra na casa dos caririenses: o lambedor caseiro, um tipo de xarope natural feito com plantas medicinais. A farmacêutica Lindaura Carvalho, da farmácia Flor de Juá, compartilhou com o Portal Miséria o passo a passo da receita.

Segundo Lindaura, o lambedor ajuda especialmente no alívio de sintomas respiratórios, como tosse e acúmulo de secreção presa no peito. A base da receita são duas plantas com propriedades broncodilatadoras, a malva e o chambá, que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

Começou uma gripezinha fraca, a gente já começa a fazer um lambedorzinho caseiro, não deixa esse catarro ir para o peito e virar uma infecção respiratória”, alerta a farmacêutica.

Como preparar o lambedor 

  • Em uma panela de inox , coloque 30 folhas de malva e 100g de açúcar;
  • Leve ao fogo baixo, sem adicionar água. A própria folha da malva, que possui cerca de 96% de água, irá liberar o líquido;
  • Mexa e aguarde o açúcar se dissolver e as folhas murcharem, formando uma espécie de xarope;
  • Em seguida, adicione um punhado de chambá e deixe ferver por cerca de 3 a 5 minutos.
  • Coe o líquido, deixe esfriar e armazene em um frasco de vidro escuro. 

Após a finalização, o prazo de validade do lambedor é de 3 a 5 dias, se mantido refrigerado. Quem não tiver o chambá pode usar substitutos como alho ou alecrim. Além do xarope, a mesma preparação pode ser usada para fazer “balinhas”. Após o cozimento, as folhas podem ser moldadas, formando pequenos doces que aliviam a rouquidão.

Acompanhe a entrevista completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas

Nenhum dado até agora.

TV Miséria