Compartilhar
Felipe Vasques critica resposta de Elmano sobre reuniões frustradas com vereadores de Juazeiro do Norte: “Fala bastante infeliz”
As declarações acontecem após parlamentares relatarem que uma comitiva formada por quatro vereadores da cidade teria ido duas vezes a Fortaleza para se reunir com o governador, sem sucesso em ambas.
Bruna Santos
Presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques (Agir).
Presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques (Agir). | Foto: Guto Vital /M1.

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques (Agir), classificou como “bastante infeliz” a fala do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), ao responder na última segunda-feira (9), críticas feitas por vereadores da cidade, que reclamaram de duas tentativas frustradas de reunião com o chefe do Executivo estadual, em Fortaleza.

Em entrevista à imprensa, durante agenda no município de Missão Velha, Elmano argumentou que não recebe autoridades sem confirmação prévia do encontro. Ele chegou a dizer que “não é porque alguém virou vereador e se acha poderoso que vai ser recebido” sem agendamento. 

A declaração não foi bem recebida pelos parlamentares, que sustentam que a reunião para receber a caravana havia sido confirmada. Para Vasques, a declaração foi desrespeitosa por não considerar que os vereadores estavam indo para tratar de assuntos importantes para os juazeirenses e por reduzir — mesmo que de forma não intencional — o papel que estes cumprem no contato com a população.

“Não sei se foi a intenção direta do governador de fazer isso, se foi uma forma de fala que talvez não tenha sido a mais adequada, mas a gente precisa buscar a pacificação dentro da política, a gente precisa buscar diálogo e não ataques, principalmente ataques a uma classe como toda, que é a classe dos vereadores”, disse em entrevista ao Portal M1/Miséria.

Entenda 

As falas ocorrem após vereadores de Juazeiro do Norte criticarem publicamente Elmano e o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, durante sessão realizada em 3 de fevereiro. Na ocasião, os parlamentares relataram que uma comitiva formada por quatro vereadores teria ido duas vezes a Fortaleza para se reunir com o governador, sem sucesso.

De acordo com a vereadora Auricélia Bezerra (PSB), a primeira viagem ocorreu no dia 28 de janeiro, após, segundo ela, confirmação prévia da agenda por parte de Chagas Vieira. No entanto, ao chegarem ao Palácio da Abolição, os parlamentares teriam sido informados de que não havia reunião marcada com Elmano. “Eu fiquei altamente frustrada”, disse.

Ainda conforme o relato, o encontro foi remarcado para a sexta-feira seguinte, dia 30, mas novamente os vereadores não foram recebidos pelo governador. Na segunda tentativa, teriam sido informados de que a reunião poderia ocorrer apenas com o secretário-chefe da Casa Civil, o que foi recusado por parte da comitiva. Chagas, por sua vez, nega que tenha confirmado uma reunião entre Elmano e os vereadores.

LEIA TAMBÉM| Chagas Vieira rebate vereadores de Juazeiro do Norte e nega reunião da comissão com governador: “Reunião tinha sido marcada comigo”

Pré-candidatura

Felipe Vasques ainda comentou ao M1 sobre a expectativa de lançar uma pré-candidatura de deputado estadual nas eleições de 2026. Nos bastidores, tem se articulado uma possível “dobradinha” com Sandra Cavalcante — chefe de gabinete do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) — que pode se lançar para a Câmara dos Deputados. 

De acordo com o presidente da Casa Legislativa, os diálogos seguem acontecendo, mas sem confirmação oficial se os nomes realmente serão lançados.

Há lideranças estaduais apoiando essa ideia de uma pré-candidatura nossa, mas a gente ainda não bateu o martelo. A gente precisa conversar mais, precisa discutir mais, precisa dialogar mais, ver quais são os problemas que a gente quer mudar a nível estadual, especialmente aqui na região do Cariri”, apontou.

Confira a entrevista completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas