Compartilhar
publicidade
publicidade
Festival ‘Canto de Reis’ completa dez anos de existência com apresentações, oficinas e lançamento de livro
Toda a programação do festival será gratuita e contará com serviços e produtos de acessibilidade para portadores de deficiência motora, visual, auditiva e cognitiva.
Bruna Santos
Mestre Aldenir e Mestra Lúcia. Fotos: Jarbas Oliveira.

Neste ano o projeto ‘Canto de Reis  – Educação Patrimonial do Cariri’ completa uma década de atuação. Em edição comemorativa, será realizada de 12 a 14 de setembro, em Juazeiro do Norte, uma programação especial, que promete ser um verdadeiro intercâmbio artístico e cultural de grupos locais e nacionais de Reisado e Folia de Reis. 

O festival, gratuito, também contará com  um programa educacional direcionado para escolas da rede pública, com a realização de um seminário, um workshop e oficinas. Ao todo, haverá participação de 16 grupos da região do Cariri e três convidados nacionais em apresentações. A expectativa é reunir cerca de 5 mil pessoas durante os dias de evento.

Durante a programação, também será lançada uma nova edição do livro ‘RELICÁRIO DE MEMÓRIA – Opereta Popular Canto de Reis’, com a distribuição de exemplares para escolas da rede estadual, professores, coordenadores, bibliotecas e parceiros do projeto.

Realizar essa edição em comemoração aos 10 anos do projeto é primeiramente um ato de resistência e incentivo para o quilombo de Juazeiro do Norte e a cultura popular do Cariri. O canto de Reis se consolida na região e a partir deste ano inaugura a programação cultural dentro da romaria de setembro”, diz Beth Fernandes, coordenação do projeto.

Toda a programação do festival terá serviços e produtos de acessibilidade para portadores de deficiência motora, visual, auditiva e cognitiva.

Laboratório Criativo para confecção de trajes de Reisado. Foto: Jarbas Oliveira.

Veja o cronograma

12 de setembro

  • 9h – Laboratório criativo: Produção de Máscaras para Reisado. Local: João Cabral – Juazeiro do Norte
  • 16h – Bênção dos Grupos de Reisados. Local: Basílica Santuário Mãe das Dores
  • 17h – Cortejo da Cultura Popular, saindo da Basílica para a Praça Padre Cícero 
  • 18h – Abertura oficial com o Canto das Mestras e Mestres, com apresentação da Banda Cabaçal Santo Antônio, do Reisado Guerreiras de Santa Luzia (Mestre Serginaldo), e do Reisado Discípulos de Mestre Pedro (Mestre Antônio e Mestre Raimundo).
  • 21:30h – Celebração Festiva 10 Anos Canto de Reis, na Praça Padre Cícero

13 de setembro

  • 9h – Laboratório criativo: Jogos de Espadas (Mestra Flatenara e Mestre Mercim). Local: Pio XII- Juazeiro do Norte
  • A partir das 16h: Apresentações no Terreiro Sagrado do Reisado, na Praça Padre Cícero.

14 de setembro

  • 9h – Visita a lugares sagrados | Locais: Casa do Padre Cícero, Igreja do Socorro e Horto
  • A partir das 16h: Apresentações no Terreiro Sagrado do Reisado, na Praça Padre Cícero
  • 21h – Programação musical, na Praça Padre Cícero
Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria