Afonso Gonçalves de Castro | Foto: Reprodução
O agricultor Afonso Gonçalves de Castro, filho do poeta Patativa do Assaré (1909-2002), morreu aos 77 anos nesta segunda-feira (27), em Assaré, no Cariri. A causa da morte não foi informada pela família.
Afonso nasceu em 17 de novembro de 1948, em Assaré, e residia no Sítio Serra de Santana, na zona rural do município. Era reconhecido como guardião da memória e do legado do pai, um dos principais nomes da literatura popular brasileira.
Além de se dedicar à agricultura, ele se tornou referência para turistas, pesquisadores e admiradores que visitavam a Serra de Santana em busca de conhecer mais sobre a história e a obra de Patativa do Assaré. De acordo com amigos e familiares, era conhecido pela hospitalidade ao receber os visitantes.
Também nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Assaré emitiu nota de pesar pelo falecimento. O documento é assinado pelo prefeito Libório Leite (PSB). “Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, expressando nossos mais sinceros sentimentos e votos de conforto e força para enfrentar essa perda irreparável”, diz a nota.