O curso é ofertado pelo Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) em Juazeiro do Norte. | Foto: Ascom Urca
O Curso de Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) ocupa a 36ª posição nacional no Ranking Universitário Folha (RUF) 2025. O resultado coloca a graduação como o segundo melhor curso de Física do Ceará, atrás apenas da Universidade Federal do Ceará (UFC), que aparece em 11º lugar no país na categoria.
A classificação avalia instituições de ensino superior de todo o Brasil com base em indicadores como ensino, avaliação do mercado, produção científica, qualificação do corpo docente, dedicação dos professores e permanência dos estudantes, utilizando dados nacionais, internacionais e pesquisas do Datafolha.
O curso é ofertado pelo Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte, e aparece como o melhor colocado da URCA entre todas as graduações avaliadas pelo ranking.
Sobre o curso
Criado em 2007, o curso formou sua primeira turma em 2011. Desde então, contabiliza 130 egressos, dos quais 25 concluíram doutorado e cerca de 80% realizaram mestrado em Física ou Ensino de Física.
Atualmente, o curso conta com 13 professores, sendo 12 doutores, e sete com pós-doutorado. De acordo com levantamento interno, quando a graduação foi criada, apenas 2% dos docentes da educação básica na região tinham formação em Física. Hoje, mais de 50% possuem licenciatura ou bacharelado, grande parte formada na URCA.
Ranking das instituições no Ceará
No RUF 2025, os cursos cearenses aparecem nas seguintes posições:
- UFC – 11º lugar no Brasil
- URCA – 36º lugar no Brasil
- UECE – 43º lugar no Brasil
- UFCA – 67º lugar no Brasil
- UVA – 78º lugar no Brasil
- Unilab – 99º lugar no Brasil
- IFCE – 109º lugar no Brasil

