Foto: Guto Vital
Para entender melhor sobre a importância da fisioterapia, dentro e fora do ambiente hospitalar, a TV Miséria foi até o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), para conversar com o Fisioterapeuta Emerson Pereira, que falou sobre como esta área da saúde ajuda pacientes com diversas patologias.
Considerada uma profissão relativamente nova, regulamentada em 13 de outubro de 1969, prestes a completar 54 anos, é a área da saúde direcionada aos estudos da movimentação do corpo humano, considerando suas potencialidades, assim como alterações patológicas.
Emerson Pereira destaca que objetivo da fisioterapia é trazer bem-estar e qualidade de vida para pacientes, e que o imobilismo traz consequências para reabilitação, como perda de força muscular, diminuição da amplitude de movimento, dor e complicações respiratórias.
“A fisioterapia tem um papel fundamental, pois o fisioterapeuta faz a avaliação, o diagnóstico, e em cima desse diagnóstico, é traçado um plano terapêutico, individualizado, para cada paciente, para que seja promovido de forma objetiva, dentro do limite de cada paciente, a recuperação”, disse o fisioterapeuta.
Sobre o tratamento para paciente oncológicos, Emerson diz que todos os pacientes no HMSVP passam pela fisioterapia, mesmo com as limitações e estando debilitado, é adotada uma medida mais branda. Acerca da abrangência, o profissional destaca que todos os sistemas do corpo humano são trabalhados: músculo-esquelético, neurológico, cardiorrespiratório, além de auxiliar diversas áreas da medicina.
ASSISTA:

