Compartilhar
publicidade
publicidade
Força-tarefa tentará revogar lei que alterou limites territoriais de Juazeiro do Norte
Técnicos da secretaria de Infraestrutura, da Procuradoria e da Controladoria Municipal estão engajados no processo.
Rogério Brito
Foto: Reprodução/ Pinterest

O prefeito licenciado de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), autorizou a formação de uma força-tarefa para recuperar os limites territoriais do município. A informação foi adiantada na edição desta terça-feira (2) do Jornal do Cariri. De acordo com a publicação, técnicos da secretaria de Infraestrutura, da Procuradoria e da Controladoria Municipal estão engajados no processo.

Na semana passada, Glêdson apontou a perda de território como principal responsável pelo crescimento populacional de Juazeiro ter ficado abaixo da estimativa, em 2023. Ele atribuiu o crescimento aquém do esperado a uma lei aprovada em 2017, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que altera os limites territoriais de municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC).

“Hoje, quando o IBGE conclui o Censo 2023, constatamos que nossa cidade poderia ter passado de 300 mil habitantes, mas teve um acréscimo irrisório em termos percentuais. Perdemos mais de 2 mil domicílios. Perdemos um pedaço enorme de área, inclusive no Distrito Industrial”, lamentou o prefeito.

Ainda de acordo com o JC, a força-tarefa vai defender a realização de um plebiscito para que a população das cidades envolvidas seja consultada, conforme estabelece a Constituição da República, o que não foi feito antes das alterações serem aprovadas. “A população deveria ter sido ouvida através de plebiscito, o que não aconteceu”, disse Glêdson.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria