Foto: Reprodução/ Funceme
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), todo o estado deve continuar com predominância de tempo firme neste fim de semana, com atenção especial para o Sul do estado, que além de tempo estável e temperaturas mais elevadas, terá uma diminuição na umidade do ar. O órgão já emitiu um aviso meteorológico sobre as condições para a região do Cariri, Sul da Jaguaribana, Sul do Sertão Central e Inhamuns.
No monitoramento da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nessa quinta-feira (24), o município de Barro atingiu a maior temperatura do Ceará em agosto deste ano com 38,6° Celsius. Até então, o recorde mensal havia sido em Jaguaribe, no último dia 6 com 38,4 º Celsius.
A previsão da Funceme para o sul do estado é de umidade relativa mínima entre 15 a 25%, enquanto no norte é previsto valores superiores a 40%, principalmente nos municípios próximos à faixa litorânea. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor ideal para a umidade do ar é acima de 60%. Níveis entre 31% e 40% são considerados estado de observação, 21% a 30% representa atenção, de 12% a 20% é decretado aviso e abaixo de 12% é considerado estado de emergência.
A entidade recomenda à população que evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, e é importante ingerir muita água, para a adequada hidratação corporal, principalmente idosos e crianças.

