Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Greve URCA: audiência de conciliação com governo do estado acontece na tarde desta segunda-feira, 15
A audiência foi marcada após duas liminares considerem o movimento grevista como ilegal.
Paulo Junior
Foto: Ascom SINDURCA

O Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri (SINDURCA) tem na tarde desta segunda-feira (15) uma audiência de conciliação com o Governo do Estado do Ceará. A audiência ocorre às 15h na capital cearense. Os professores da instituição estão em greve, porém, a paralisação foi considerada ilegal por duas liminares do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Na mais recente liminar foi imposta multa diária de R$100 mil à instituição, e de R$15 mil aos dirigentes sindicais, em caso de descumprimento da decisão.

Destaca-se que por maioria os docentes optaram por seguir com a paralisação. A audiência desta segunda-feira busca estabelecer uma consenso que permita que as atividades sejam retomadas. Todavia, em entrevista concedida na manhã de hoje, representantes do comando de greve afirmaram que as chances de um resultado positivo do encontro são “mínimas”. 

Destaca-se que durante a entrevista, os professores Augusto Nobre e Ivan Carneiro definiram as multas estabelecidas contra dirigentes sindicais como “perseguição”. Também ponderam que tal atitude é “inédita” no histórico de greves vistas no ambiente de redemocratização. Os professores também cobraram que o governo se abra de maneira verdadeira para o diálogo. Nessa linha, eles pontuaram que o primeiro ponto é a retirada das ações que criminalizam os líderes sindicais.

indica-se que o movimento grevista pedem a realização de concurso para professores e técnicos administrativos, melhoria na infraestrutura da instituição, a aplicação das promoções previstas em lei, bem como a qualificação salarial. Uma nova assembleia para debater a continuidade das atividades acontecerá nesta terça-feira (16), a partir das 9h, no campus Pimenta da URCA, localizado em Crato.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade