
GCM de Juazeiro do Norte - Foto: PMJN
Os guardas municipais que passaram a integrar o Grupamento de Trânsito (GPTran) também poderão aplicar multas de trânsito em Juazeiro do Norte. A informação consta na portaria publicada na última segunda-feira (16) no Diário Oficial do Município, que oficializa o credenciamento dos 17 agentes para atuarem na fiscalização.
“[Os GCMs vão] atuar na fiscalização de trânsito podendo para este fim lavrar auto de infração de trânsito e demais atos relacionados ao policiamento de trânsito”, diz o documento.
Antes de serem credenciados, os guardas precisaram participar de um curso de formação para agente de trânsito. Para aprovação, foi exigido mínimo de 80% de frequência e média 7 na avaliação, independentemente da classificação.
O GPTran foi criado a partir de um convênio entre a Guarda Civil Metropolitana e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). De acordo com o comando da GCM, a iniciativa visa reforçar a fiscalização e combater crimes de trânsito, com foco na redução de acidentes e na melhoria da mobilidade urbana.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Cláudio Luz, o GPTran também atuará na recuperação de veículos roubados e furtados.