Há 10 anos, milhares de fiéis subiam o Horto em celebração à Semana Santa - Site Miséria 

Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Há 10 anos, milhares de fiéis subiam o Horto em celebração à Semana Santa
Sarah Gomes
Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria

A sexta-feira santa de 2010 aconteceu no dia 2 de abril. Há 10 anos, no Sábado de Aleluia, milhares de fiéis ainda subiam a Colina do Horto em ritual de penitência, marcado pelo terreno íngreme e as altas temperaturas. Alguns, inclusive acampavam nas áreas próximas à estátua do Padre Cícero para dormir perto do Padim.

Muitos políticos também se juntaram aos milhares de fiéis que peregrinavam pela Via Sacra, em direção à estátua do Padre Cícero. Esse corpo a corpo entre políticos e eleitores testava a popularidade de cada um. Em anos eleitorais, como 2020, essa cena seria comum para aqueles que subissem o horto durante a Semana Santa.

Em 2010, o Site Miséria conheceu a história da aposentada Maria Augusta dos Anjos, de 65 anos. Apesar da idade avançada, a senhora estendeu a caminhada até o Santo Sepulcro, local de martirização dos beatos e ponto de místico de fé. Do alto do Santo Sepulcro, é possível ter uma visão paradisíaca do verde vale caririense.

Em 2020 as comemorações da Semana Santa acontecerão em portas fechadas. A medida cumpre a orientação de Roma, de evitar aglomerações e agir diretamente no combate à proliferação do Covid-19.

Compartilhar:
Comentar:
*Publicidade