
Foto: Ilustrativa
Uma nova modalidade de fraude vem sendo registrada na plataforma do Instagram. Hackers conseguem invadir contas apenas com prints da tela do celular. Com acesso aos perfis vários golpes são aplicados, como vendas de móveis e principalmente campanhas para arrecadação de dinheiro.
Foi o caso de Cecília Santos, de Juazeiro do Norte, que teve sua conta hackeada recentemente. Em entrevista ao Site Miséria, ela contou que um amigo havia enviado um link no seu chat, alegando que não estava conseguindo acessar e solicitou que ela apenas tirasse um print da tela, e enviasse para ele, sem precisar clicar no link. “Em instantes depois que eu mandei esse print, já deslogou da minha conta”, relata. O amigo citado também havia sido vítima do golpe.
Cecília ressalta que a conta não possuía autenticação de dois fatores, o que facilitou a ação. “Ele mudou o email de recuperação e o telefone de recuperação”, afirma. Ela reforça a habilitação da ferramenta para assegurar que ações de invasão como esta aconteçam.
No perfil, os responsáveis pela ação entraram em contato com amigos da vítima solicitando ajuda financeira para uma suposta cirurgia de um cachorro, que teria sido atropelado e precisaria amputar as duas patas.

Foto: Printscreen
Vários dos amigos de Cecília enviaram dinheiro para a conta solicitada, sem desconfiar do golpe. Ela relata que em uma das conversas os hackers mencionaram um pedido de ajuda e envolveram o próprio filho dela, “inventaram uma história dizendo que eu precisava levar meu filho para uma consulta urgente”, conta.
Cecília foi à delegacia, mas não conseguiu fazer um Boletim de Ocorrência. De acordo com o que foi informado a ela, a ação não se enquadra em nenhum crime, mas que as pessoas que podem registrar ocorrência são aquelas que perderam dinheiro através dos hackers, o que se caracteriza como crime de estelionato.
A conta de Cecília continua ativa na plataforma do instagram, mas todas as fotos foram apagadas e agora aparenta clonar um outro perfil de um estabelecimento de Belo Horizonte.

Do lado esquerdo a conta que era de Cecília, do lado direito a conta oficial da empresa. Foto: Printscreen