Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Hemoce 40 anos: unidade do Crato comemora data com programação especial até sábado, 25
Além dos 40 anos, o Hemoce comemora o dia do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no próximo dia 25.
Raiana Lucas
Foto: Guto Vital/ Portal Miséria

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) comemora 40 anos na próxima quinta-feira, (23). As comemorações foram abertas nesta segunda-feira (20), com a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue de 2023, que segue até o dia 25 de novembro, em todas as unidades do Hemoce. A TV Miséria acompanhou a abertura no Hemocentro Regional de Crato, que está com programação especial, com música ao vivo, sorteio de brindes e lanche especial.

O repórter Toni Sousa conversou com a Diretora do Hemocentro de Crato, Fabíola Alencar. Ela explica que são realizadas diversas campanhas ao longo do ano, mas que essa se torna ainda mais especial pela dupla comemoração: os 40 anos do Hemoce e o dia do doador de sangue.

“Essa agora é a semana mais esperada do ano. Dia 25 de novembro é o dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, então a gente comemora durante toda semana, e eles já sabem disso, então eles se preparam para vir doar exatamente nesse período”, disse Fabíola.

Doadora há 4 anos, Mayara conta que já realizou seis doações. “Há muito tempo eu tinha vontade, mas não conseguia por alguns problemas de peso, aí assim que eu consegui ter o peso ideal, já fazem 4 anos, e eu já doei umas 6 vezes”. Mayara contou também que efetua as doações principalmente nos períodos em que geralmente o estoque baixo, como, por exemplo, no carnaval, semana santa, período de férias e festas de final de ano.

Nayane, coordenadora de captação, explica os pré-requisitos básicos para efetuar a doação são: pesar acima de 50 kg, estar bem de saúde e ter entre 16 e 69 anos. A coordenadora explicou ainda que na unidade de Crato são realizadas cerca de 800 a 900 doações por mês, é um número expressivo, mas que segundo Nayara, é preciso aumentar. “A gente precisa aumentar, a gente precisa tá sempre lembrando, fazendo campanhas, pedindo, porque nós precisamos ter um estoque seguro”, explicou a coordenadora. Ela destacou também que o Hemoce de Crato atende 45 hospitais em 28 municípios.

ASSISTA:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade