O hospital ofertará serviços voltados à prevenção do câncer de mama, colo do útero, próstata, boca e pele. | Foto: Guto Vital/Portal M1
O Hospital de Amor de Barretos, instalado em Juazeiro do Norte, entrou na fase final de preparação para iniciar os atendimentos voltados à prevenção do câncer na região do Cariri. A expectativa, segundo o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), é de que a unidade seja inaugurada em janeiro, após a conclusão de etapas pendentes de infraestrutura.
Segundo o gestor, o prazo inicial precisou ser estendido em razão de ajustes finais na obra. “Chegamos a trabalhar com a possibilidade de inaugurar em outubro, mas ainda havia etapas que precisavam ser concluídas”, disse.
Inicialmente, o hospital ofertará serviços voltados à prevenção do câncer de mama, colo do útero, próstata, boca e pele. A unidade funcionará de forma integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem atendimento particular, seguindo o modelo adotado pelo Hospital de Amor em outras regiões do país.
O complexo também contará com uma carreta equipada para ações itinerantes, que atenderá moradores de Juazeiro do Norte e de outros municípios do Cariri. “É um serviço que dará mais acesso e segurança para quem precisa desses exames”, destacou o prefeito.

Ainda há pendências externas que precisam ser concluídas para a abertura da unidade. | Foto: Guto Vital/Portal M1
Investimento de R$ 38 milhões
A obra foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do senador Eduardo Girão (Partido Novo), responsável por destinar cerca de R$ 38 milhões diretamente ao Hospital de Amor de Barretos, instituição que executa a construção e será responsável pelos serviços especializados.
Apesar do avanço das obras, ainda há pendências externas que precisam ser concluídas para a abertura da unidade. Segundo o prefeito, a Cagece deve finalizar a rede de esgotamento sanitário e a Enel precisa concluir os serviços de ligação elétrica. “Agora é esperar que tanto a Enel como a Cagece cumpram com suas respectivas atribuições para que ele possa estar funcional”, declarou.
Localizado em frente à Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Hospital de Amor deve se tornar referência regional na prevenção oncológica, ampliando o acesso a exames e atendimentos especializados para a população do Cariri.
Leia também:
Assista a reportagem completa:
Ver essa foto no Instagram

