Compartilhar
publicidade
publicidade
Hospital Regional do Cariri é eleito o 14º melhor hospital público do país
Das 40 unidades mais bem avaliadas, cinco são do Nordeste
Yanne Vieira
(Foto: Reprodução)

Uma premiação elegeu os 40 melhores hospitais públicos do país, dentre eles, 4 unidades são vinculadas à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) no Ceará, incluindo o Hospital Regional do Cariri (HRC). O evento aconteceu nesta terça-feira (8), em Brasília.

O Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara (HGWA), localizado em Fortaleza, foi eleito o segundo melhor hospital público do Brasil, já os hospitais regionais Norte (HRN), em Sobral, e do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim conquistaram o 9º lugar e o Hospital Regional do Cariri (HRC) figurou na 14ª colocação.

“É um misto de prazer, orgulho, alegria e satisfação estar entre os melhores públicos do Brasil”, endossa Demostênia Coelho, diretora-geral do HRC.

Conforme o DataSUS, plataforma do Ministério da Saúde, o Brasil possui 6.375 hospitais, sendo 2.645 públicos. Das 40 unidades mais bem avaliadas, cinco são do Nordeste. Dessas, quatro são cearenses e todas são administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

O titular da Sesa, Carlos Hilton Soares, afirmou que a premiação reforça a qualidade da gestão pública estadual na assistência em saúde. “A atuação do Ceará na saúde pública vem se consolidando no País, sempre buscando colocar o cidadão no centro do cuidado, com atendimento humanizado”, disse.

Outras premiações

O HGWA, HRN e HRC são acreditados com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Já o HRSC é acreditado internacionalmente em Nível Ótimo pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), sendo o primeiro hospital público da América Latina com o reconhecimento.

A premiação é realizada através do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES).

Melhores Hospitais Públicos Brasil 2022

A iniciativa, inédita, reconhece as instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionadas aos pacientes.

O ranking considerou critérios como segurança do paciente e acreditação em saúde. “O Ibross tem como missão melhorar a saúde pública do País. É um desafio muito grande, mas existe uma vontade muito grande também. Prova disso é a quantidade de organizações sociais presentes entre os melhores hospitais. Mais de 80% das instituições premiadas têm a gestão de organização social, o que é extremamente relevante”,  afirma o presidente do Ibross, Flávio Deulefeu.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria