Hospital São Lucas - Foto: Reprodução
O Hospital e Maternidade São Lucas, em Juazeiro do Norte, completou 70 anos de inauguração no último sábado (18). Localizado na Rua São Benedito, no bairro São Miguel, o hospital foi inaugurado em 18 de outubro de 1955 e se consolidou como referência no atendimento ginecológico e obstétrico da região.
Atualmente, a unidade realiza uma média de 2 mil atendimentos mensais entre urgência e emergência, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Também são realizados, por mês, cerca de 300 atendimentos de pré-natal, 280 partos, 150 cirurgias eletivas e 3 mil exames — sendo mil ultrassonografias e 2 mil laboratoriais.
Com 123 leitos, o Hospital São Lucas é dividido em oito setores: Maternidade, Alojamento Conjunto, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), Clínica 1, Clínica 2, Ambulatório, Banco de Leite e, mais recentemente, a UTI Adulto Materna.
Instalada em agosto deste ano, a UTI Adulto Materna possui três leitos e equipamentos modernos, com foco no cuidado intensivo de gestantes e puérperas. A estrutura possibilita intervenções rápidas em casos graves, contribuindo para a redução da mortalidade materna.
Além disso, o hospital ganhou uma sala de estabilização com dois leitos, destinada a oferecer suporte vital imediato a pacientes clínicos e cirúrgicos. O espaço é equipado com monitores cardíacos, ventiladores e desfibriladores, operados por equipe especializada, garantindo agilidade e eficiência no atendimento.
“Mantendo viva a missão de acolher e cuidar, ao longo dessas sete décadas o Hospital e Maternidade São Lucas segue firme no compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, acessível e de qualidade à população de Juazeiro do Norte e àqueles que chegam à Capital da Fé”, destacou a Secretaria de Saúde do município.

