Compartilhar
publicidade
publicidade
Hospital São Vicente de Paulo realiza busca ativa de casos de sarampo
A tríade para notificação é febre e exantema, que são as manchas avermelhadas, acompanhadas de tosse, coriza e/ou conjuntivite.
Rogério Brito
Foto: Guto Vital/ Portal Miséria

O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), em parceria com a Secretaria de Saúde de Barbalha, está reforçando as ações contra o Sarampo, por meio do trabalho de rastreamento de casos suspeitos da doença.

De acordo com a enfermeira e coordenadora de Imunização do HMSVP, Expedita Pereira, o sarampo tem três sintomas principais: febre e exantema, que são as manchas avermelhadas, acompanhadas de tosse, coriza e/ou conjuntivite.

“Esse manejo imediato é importante por causa do alto índice de transmissibilidade da doença. É uma doença altamente transmissível. Uma vez detectada, nós só temos 72 horas para fazer o rastreio dos contactantes e entrar com a vacina”, explica.

Raquel Rodrigues, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Barbalha, explica que o setor também realiza o rastreamento nas comunidades. Ela destaca, ainda, a importância da vacinação como forma de prevenção à doença.

“A gente chama a atenção das pessoas para que observem suas cadernetas de vacinação, e que vejam a importância da vacinação como meio de prevenir doenças, inclusive o Sarampo”, afirma.

Após essa semana de busca ativa, os dados serão enviados à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde, a fim de comprovar a não circulação do vírus do sarampo no Ceará. As estatísticas da doença serão divulgadas até o final da primeira semana de novembro.

Assista:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria