Foto: Divulgação/ HMSVP
Cerca de 40 novos casos de câncer infantojuvenil são registrados por ano no Cariri, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Quando diagnosticado precocemente o câncer infantojuvenil apresenta uma probabilidade de cura de 80%. Para isso, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, tem realizado neste mês diversas ações para o diagnóstico precoce da doença.
A iniciativa faz parte do Projeto Conectados pela Cura, sendo intensificada durante campanha Setembro Dourado, que visa conscientizar as pessoas sobre o câncer infantil e promover a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Durante este mês, são realizados eventos, campanhas de arrecadação de fundos e atividades para aumentar a conscientização.
“[O projeto] realiza diversas ações de diagnóstico precoce gratuito, reforçando seu compromisso com a população local, o hospital busca garantir um melhor prognóstico para essas crianças e adolescentes”, destaca a unidade de saúde, referência do tratamento oncológico na região.
O HMSVP ainda alerta para que os pais e cuidadores estejam atentos aos sinais e sintomas de alerta, como febre persistente, perda de peso inexplicável, dor persistente, inchaço anormal e mudanças na visão. O recomendado é procurar assistência médica imediatamente ao perceber algo incomum na criança.
Setembro Dourado
A cor dourada representa a força e a resiliência das crianças que lutam contra o câncer. O objetivo do Setembro Dourado é alertar para o fato de que, embora o câncer infantil seja uma doença rara em comparação com o câncer em adultos, ele ainda é uma realidade que afeta milhares de famílias em todo o mundo.

