Foto: Guto Vital/ Agência Miséria
O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), localizado em Barbalha, será habilitado como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). A informação foi confirmada pelo deputado federal Yury do Paredão (MDB), nesta segunda-feira (1º), por meio das redes sociais.
Até então, o HMSVP é classificado como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Além do anúncio sobre a mudança para tornar-se um CACON, também foi divulgado que a instituição recebeu recurso de quase R$ 9 milhões para substituir um acelerador linear, com 20 anos de uso, por um novo equipamento.
Os trâmites para a mudança aconteceram em menos de 15 dias. “Com muito trabalho em Brasília, empenho da nossa equipe, apoio do governador Elmano, do ministro Camilo, e do Ministério da Saúde, através do ministro Alexandre Padilha, conseguimos em tempo recorde essa habilitação”, disse Yury.
OS UNACONS e CACONS são unidades hospitalares públicas ou filantrópicas que devem dispor de recursos humanos e tecnológicos necessários à assistência integral do paciente de câncer, sendo responsáveis pela confirmação diagnóstica dos pacientes, estadia, assistência ambulatorial e hospitalar, atendimento das emergências oncológicas e cuidados paliativos. Em contrapartida, são ressarcidos pelo Sistema Único de Saúde por meio de repasse do Ministério da Saúde.
“Somando-se à habilitação do CACON, esses investimentos ampliam especialidades, cirurgias e radioterapia no Cariri”, complementa o deputado.

