Foto: Ascom Juazeiro do Norte
Com o tema “Nas Veredas da Educação Ambiental”, o município de Juazeiro do Norte realizou, nesta segunda-feira (5), a abertura do I Simpósio Regional de Educação e Práticas Ambientais. O evento marca o início da série de atividades realizadas em alusão à Semana do Meio Ambiente e conta com programação de workshops, minicursos, oficinas, capacitação, troca de experiências e planejamento de ações.
A abertura aconteceu na sede da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro e contou com a presença de alunos da rede pública de ensino e apresentação da fanfarra da Escola Iva Emídio Gondim. A programação segue até esta terça-feira, 6.
O evento é uma iniciativa conjunta da Prefeitura, Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU), Secretaria de Educação (SEDUC), através da Fundação Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, Geopark Araripe Mundial da UNESCO e UFCA.
“A preservação do meio ambiente é uma ação que deve ser permanente, e fico feliz em ver tantos estudantes presentes neste momento formativo, com uma temática tão grandiosa e que tanto precisa ser debatida”, frisou o prefeito Glêdson Bezerra.
Na ocasião, a secretária de Educação, Pergentina Jardim, ressaltou a atuação da Escola Ambiental, do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), nas unidades de ensino, e do Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental (SISPEA). “São práticas contínuas dentro do contexto e da rotina escolar, a fim de sensibilizar e conscientizar, desde muito cedo, a importância e a necessidade de cuidar da nossa casa, do nosso lugar“, afirmou.
Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, reforçou que todo o trabalho de conscientização começa a partir da educação, mobilizando esforços para que o fortalecimento das práticas ambientais seja cada vez mais eficaz.
O evento contou, também, com a presença do diretor Executivo do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, do diretor de Geoeducação do Geopark, Fábio Alexandre, da docente do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da UFCA, Celme Torres, além do secretário de Meio Ambiente do Município de Santana do Cariri, Paulo Henrique de Souza.

