Foto: Ascom SAP
Na última terça-feira (30), 1.080 internos do sistema prisional do Ceará realizaram as provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023. A aplicação ocorreu em unidades prisionais de sete municípios cearenses, incluindo Crato e Juazeiro do Norte.
Desse total de participantes, 525 estão no nível Fundamental e 555 no Médio, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Atualmente existem 84 salas de aulas, com 92 professores, em 17 unidades prisionais, somando um atendimento a 3.637 custodiados.
“Participar é um resgate de sonhos que foram perdidos quando vim parar no sistema prisional. A educação é muito importante para conquistar nosso direito de cidadania novamente. É nossa chance de mostrar pra sociedade, que mesmo reclusos, somos dignos de trilhar um novo caminho, através dos estudos e da capacitação profissional”, afirma o interno João Alves Lima.
O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, acompanhou a aplicação das avaliações. Para ele, as olimpíadas são oportunidades para descobrir novos talentos, valorizar os internos e cumprir objetivos do processo socioeducativo no sistema prisional.
“Os internos que estão tendo a oportunidade de participar estão entrando em contato com o mundo intelectual e construindo sua cidadania”, afirmou.

