Jiboia de 3 metros é encontrada próximo de escola na zona rural de Juazeiro do Norte - Site Miséria 

Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Jiboia de 3 metros é encontrada próximo de escola na zona rural de Juazeiro do Norte
O animal deve ser devolvido ao habitat natural
Yanne Vieira
Foto: Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (23), uma jiboia de cerca de 3 metros foi encontrada nas proximidades da escola Antônio Correia, no distrito Marrocos, zona rural de Juazeiro do Norte. O caso aconteceu por volta das 16h, e foi registrado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

A Equipe de Salvamento de Juazeiro do Norte foi acionada para realizar o resgate da espécie. De acordo com o Tenente-coronel Agnaldo, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros, o resgate foi trabalhoso porque o animal era muito grande e pesava cerca de 15 quilogramas.

O tenente afirmou que a jiboia foi capturada, sem nenhum ferimento aparente e foi entregue no quartel do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), situado no Parque Ecológico das Timbaúbas. O réptil deve ser encaminhada para seu habitat natural, na Chapada do Araripe.

O comandante ressalta que, em caso de identificação de animais silvestres e ou peçonhentos, a orientação é acionar a guarnição no número 193.

A Jiboia
Pertencente à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas, tem o nome científico: Epipremnum pinnatum e pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. A jiboia é um réptil que pode atingir até quatro metros de comprimento, e geralmente não apresenta mais de dois metros. As jiboias perdem em tamanho, no Brasil, apenas para a sucuri, sendo considerada, portanto, a segunda maior espécie da fauna brasileira.

Balanço

Em síntese, durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente. Enquanto que o balanço entre janeiro e abril do corrente ano, em todo o Estado, 3.393 animais resgatados.

Compartilhar
Comentar
*Publicidade