Compartilhar
publicidade
publicidade
Jornalistas egressos da UFCA vencem prêmio de nível nacional
O troféu é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação.
Maurício Júnior
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em mais um exemplo que reafirma a potencialidade da universidade pública no Brasil, Júlia Marques e Wesley Guilherme, jornalistas egressos da Universidade Federal do Cariri (UFCA), venceram os prêmios de “Melhor Design de Imprensa” e “Melhor Livro-Reportagem”, respectivamente, na etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). A premiação é destinada aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes de Comunicação, e integra a programação do congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que finalizou na última sexta-feira (8).

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Intitulada “Açucena”, a obra de Júlia Marques foi produzida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), junto ao também egresso, Adler Freires. A revista trata sobre mulheres na literatura, e sua identidade visual apresenta várias simbologias ligadas ao tema. De acordo com a jornalista, foi uma honra ser premiada, bem como dar visibilidade para UFCA.

Açucena foi um produto que deu muito trabalho, foi uma construção longa, e ver ele sendo reconhecido assim, [como também] o trabalhos de muitas outras pessoas além de mim, foi uma alegria indescritível. Fico muito feliz que possa trazer visibilidade para UFCA“, afirmou.

Júlia ainda pontua que um dos objetivos de “Açucena” é inspirar outras pessoas, inclusive para além da universidade, para que possam criar suas próprias produções.

Já Wesley, teve como produto vencedor o livro “Quantas histórias cabem dentro da ‘Tarrafa’?”, em que relata histórias de sua cidade natal, Tarrafas. Conforme o autor, vencer o prêmio foi importante tanto para ele quanto para o município que inspirou a obra.

Receber esse prêmio é uma realização que não consigo nem verbalizar. […] Ver esse reconhecimento a nível Nordeste e a nível nacional é muito bom. É bom para mim enquanto jornalista, enquanto tarrafense, e para própria Tarrafas, enquanto município, ter sua história contada com projeção a nível nacional“, pontuou.

Ele ainda ressalta que a UFCA e a equipe que integrou o processo de elaboração da obra tiveram papeis fundamentais nessa conquista.

Vale destacar que os dois trabalhos já tinham sido vencedores na etapa regional da Expocom. Ainda segundo Júlia, há uma conexão nas duas obras, visto que ela diagramou o livro de Wesley, e ele fez parte da revisão e do processo de construção da revista. Além disso, os dois produtos foram orientados pelo professor Tiago Coutinho.

A solenidade de premiação aconteceu durante o encerramento do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional), realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), em Belo Horizonte.

Compartilhar
Comentar