Compartilhar
José Guimarães entregará imagem de Padre Cícero ao Papa Leão XIV: “Firme na defesa de sua beatificação”
Segundo José Guimarães, o gesto é uma forma de reforçar o pedido pela beatificação do Padre Cícero, que entrou em fase romana no final de 2025.
Bruna Santos
José Guimarães segurando uma imagem do Padre Cícero.
Jose Guimarães (PT), deputado federal. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

O deputado federal José Guimarães (PT) entregará, nesta terça-feira (14), uma imagem do Padre Cícero — esculpida por artesãos do Centro Mestre Noza, em Juazeiro do Norte — ao Papa Leão XIV. O parlamentar integra a comissão brasileira que participa de uma audiência com o pontífice, no Vaticano.

Segundo Guimarães, o gesto, além de ser uma continuidade do seu projeto pessoal de presentear os líderes da Igreja Católica com imagens do Padre Cícero, também é uma forma de reforçar o pedido pela beatificação da figura religiosa.

É muito importante a gente pedir, assim como eu pedi na época ao Papa Francisco o empenho do atual Papa para que a gente conclua esse processo que é fundamental para o Brasil, para o Nordeste, para o Cariri”, disse em vídeo nas redes sociais.

Além da figura considerada importante para o Cariri, o líder do Governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados também levará outro símbolo religioso do sertão do Ceará, em especial de Quixeramobim: a imagem de Antônio Conselheiro. “Como símbolo de resistência, de luta, são figuras que estão gravadas no coração e nas mentes dos cearenses”, comentou.

Beatificação do Padre Cícero

Foto: Reprodução/ Governo do Estado do Ceará.

No dia 31 de outubro de 2025, iniciou-se a fase romana da primeira etapa do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista. O anúncio foi feito pela Diocese do Crato. Agora, os documentos, que reúnem centenas de páginas de escritos e 62 depoimentos, que dizem atestar as virtudes do santo popular, serão analisados por teólogos e cardeais da Santa Sé.

A causa foi aberta pelos fiéis em 30 de novembro de 2022 e, durante dois anos, os responsáveis pelo processo concentraram-se na fase diocesana, que teve fim em 7 de junho de 2025, com uma sessão solene realizada na Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte. 

Após a análise do material, caso o Vaticano reconheça as virtudes do Padre Cícero, ele receberá o título de “Venerável Servo de Deus”. Em seguida, seguirá para outra etapa que exige o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão.

LEIA MAIS | Complexo da Beata Benigna terá capacidade de comportar até 100 mil fiéis 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria