A iniciativa foi dos vereadores Boaz do Bolsonaro (PL), Lukão (PSDB) e Auricélia Bezerra (PSB). Foto: Ascom Câmara de Juazeiro do Norte.
O jovem Renan Araújo, de 12 anos, foi homenageado na última terça-feira (23) pela Câmara de Juazeiro do Norte por ter salvo um idoso da morte por engasgo utilizando a manobra de Heimlich. O adolescente é aluno do 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macedo Júnior.
A Moção de Honra ao Mérito reconheceu o ato que aconteceu na noite de 16 de setembro, no bairro Lagoa Seca. Durante um passeio com seu animal de estimação, Renan ouviu pedidos de socorro de uma jovem tentando ajudar o pai. Ao perceber a situação, o aluno aplicou a manobra aprendida em aulas de primeiros socorros, desobstruindo as vias respiratórias da vítima.
Em sua fala destacou que sempre foi ensinado pelos pais a não ter um comportamento individualista, devendo também pensar no bem-estar de outras pessoas. “E eu fico muito feliz, assim, por saber que contribui com a vida desse senhor e por saber também que a família desse senhor está feliz com isso”, disse Renan.
Segundo o estudante, a manobra foi ensinada no primeiro dia de adaptação da escola. Conforme noticiado pelo Portal Miséria, a instituição de ensino inclui em sua grade curricular aulas de primeiros socorros para situações de emergência.
Na sessão, o vereador Cleilson Móveis (Agir) informou que, no mesmo dia da solicitação do requerimento de homenagem ao jovem, foi dado entrada na Casa Legislativa um Projeto de Lei que propõe cursos de primeiros socorros nas escolas e creches do município.

