Foto: Reprodução
A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) realiza, de 24 a 27 de novembro, a Missão Cariri, iniciativa que reúne jovens empreendedores em atividades de imersão voltadas à inovação e ao desenvolvimento regional, com visitas técnicas e encontros que apresentam projetos e estruturas que influenciam a economia e o ecossistema de inovação do Ceará.
A programação começa na segunda-feira (24), com visitas ao ateliê do mestre Espedito Seleiro, à Fundação Casa Grande e um talk estratégico na BYD com o prefeito de Juazeiro do Norte. Na terça (25), o grupo conhecerá a fábrica da Cajuína São Geraldo, o Restaurante Casa Malu, o Sítio Barreiras e participará de uma conversa sobre o Distrito Industrial do Cariri no SebraeLAB.
Na quarta-feira (26), estão previstas visitas à Fábrica de Dormentes, às obras da Transnordestina e aos trabalhos da Transposição do Rio São Francisco. O dia termina com um talk no Centro Cultural do Crato, com participação do prefeito e da gestão da ExpoCrato. Já na quinta-feira (27), último dia da missão, o roteiro inclui o Museu Orgânico Antônio Linard, a Matrunita da Amazônia e o encontro Integra AJE’s, que será realizado em local ainda não divulgado.
Segundo o coordenador-geral da AJE Fortaleza, Tiago Guimarães, a imersão permite uma visão mais concreta do potencial econômico regional. “Conhecer de perto os cases do nosso estado é fundamental para seguirmos mostrando os novos rumos que o setor pode ter”, afirmou.
Atuação da AJE Fortaleza
Ao longo de 2025, a AJE Fortaleza tem ampliado sua agenda de imersões voltadas a setores estratégicos, incluindo iniciativas tecnológicas e estruturantes. Em anos anteriores, o grupo visitou o Cinturão Digital do Ceará e o ecossistema 5G da Brisanet, em Pereiro, consolidando ações para aproximar jovens empresários de projetos que impulsionam o desenvolvimento estadual.
Cronograma:
Segunda-feira (24)
- Visita ao ateliê do mestre Espedito Seleiro
- Fundação Casa Grande
- Talk estratégico na BYD com o prefeito de Juazeiro do Norte
Terça-feira (25)
- Visita à Cajuína São Geraldo
- Restaurante Casa Malu
- Sítio Barreiras
- Talk sobre o Distrito Industrial do Cariri (SebraeLAB)
Quarta-feira (26)
- Fábrica de Dormentes
- Obras da Transnordestina
- Transposição do Rio São Francisco
- Talk no Centro Cultural do Crato, com o prefeito e a gestão da ExpoCrato
Quinta-feira (27)
- Museu Orgânico Antônio Linard
- Matrunita da Amazônia
- Integra AJE’s (local surpresa)

