Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro celebra hoje exatos 100 anos de nascimento do Monsenhor Onofre
Como forma de homenagem póstuma, o Site Miséria lembra exatos 100 anos de nascimento do Monsenhor Onofre de Alencar
Demontier Tenório
Monsenhor Onofre morreu aos 88 anos em Juazeiro (Foto: Reprodução)

Como forma de homenagem póstuma, o Site Miséria lembra exatos 100 anos de nascimento do Monsenhor Onofre de Alencar, que transcorre nesta sexta-feira. Ele nasceu no dia 7 de fevereiro de 1925 em Assaré e morreu no dia 15 de março de 2013 em Juazeiro. O corpo foi sepultado no Cemitério Parque das Flores. Entretanto, no dia 15 de março de 2022 houve a cerimônia de exumação dos restos mortais do monsenhor e o traslado para novo sepultamento a igreja de Nossa Senhora de Lourdes no São Miguel.

Padre Onofre, como era mais conhecido, viveu os últimos meses de sua vida na Casa do Idoso e morreu aos 88 anos. Ele esteve à frente da chamada Paróquia do São Miguel entre os anos de 1952 e 2000 quando renunciou por conta do seu estado de saúde. No entanto, a criação oficial dessa paróquia pela Diocese de Crato só aconteceu no ano de 1958. Era de tradicional de família de Assaré e teve como pais Ângelo Onofre de Farias e Joana de Alencar Onofre.

Recebeu o batismo com dez dias de nascido e iniciou seus estudos ainda em Assaré, onde concluiu o curso primário em 1935. Quatro anos depois, concluiu o Ginasial no Colégio Ateneu São José de Fortaleza e, em 1943, o curso Colegial igualmente na capital do estado. Monsenhor Onofre fez o curso preparatório em dezembro de 1945 em Crato e, posteriormente, ingressou no Seminário Maior de Fortaleza, onde cursou Filosofia e Teologia, este último no ano de 1951.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 22 de dezembro de 1951, em Crato, e a primeira missa celebrada na sua terra natal no dia 1º de janeiro de 1952. Seis anos mais tarde, na presença do Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Pires e demais autoridades, foi empossado Vigário Ecônomo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Na época, o pastor fez uma explanação de motivos para criação da segunda paróquia de Juazeiro.

Depois assumiu a Reitoria do Seminário São José de Crato no dia 21 de fevereiro de 1966 quando se afastou alguns meses da paróquia juazeirense. Em março de 1970, foi nomeado pelo consultor diocesano pelo bispo Dom Vicente Matos, mas, em outubro de 1973, se licenciou para assumir a função política de Chefe do Escritório Regional da Secretaria para Assuntos da Casa Civil do Estado em Juazeiro. No dia 22 de dezembro de 1991 Padre Onofre celebrou seus 40 anos de sacerdócio e, nove anos depois, renunciou à condição de pároco da Igreja de São Miguel.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade