Foto: Ascom /PMJN.
O município de Juazeiro do Norte tem mais de 100 pontos irregulares de descarte de lixo. A informação foi divulgada na última segunda-feira (12) pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Seamasp). Segundo a pasta, os pontos são formados pela ação da própria população ao jogar resíduos em locais inadequados.
No momento, estão sendo realizados estudos para reduzir a quantidade de ambientes com descarte impróprio de lixo. A ação faz parte das medidas de preparação para a quadra invernosa, que costuma causar transtorno devido à falta de infraestrutura da cidade para receber as chuvas.
Em busca de atenuar o problema, a pasta divulgou uma série de orientações onde os juazeirenses podem contribuir para a desobstrução de bueiros e escoamento das águas. Uma delas, é seguir o calendário da coleta seletiva. “É indispensável a participação e a conscientização da população, colocando o lixo doméstico em frente às residências apenas nos dias corretos de coleta, conforme o calendário de cada bairro”, orienta a Seamasp.
Outros cuidados
- Não descartar pneus ou materiais inservíveis em vias públicas, para evitar riscos ao trânsito e acúmulo de água parada;
- Caso seja necessário cortar árvores para evitar riscos durante ventanias ou chuvas, a avaliação e a autorização devem ser solicitadas à Amaju;
- Itens que não podem ser reutilizados devem ser destinados ao Ecoponto, localizado na Av. Paulo Maia, nº 2035, bairro Antônio Vieira.
A Seamasp ainda reitera que, pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a responsabilidade pela destinação correta de entulhos de construção civil é integralmente do gerador. Cabe ao responsável assegurar a disposição adequada dos materiais.
LEIA TAMBÉM | Quatro editais: veja os concursos públicos com inscrições abertas no Cariri