Foto: Reprodução
O Prefeito Gledson Bezerra anunciou neste domingo, 16, através de suas redes sociais, que Juazeiro do Norte atingiu a nota 9.53 no Índice Sintético Final (ISF) no programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. O município alcançou o primeiro lugar entre todos os municípios com mais de 100 mil habitantes do Estado do Ceará, primeiro lugar entre entre todos os municípios com mais de 200 mil habitantes no Nordeste e primeiro lugar entre todos os municípios com mais de 200 mil habitantes país.
A nota faz parte do programa do Governo Federal que tem como princípio estruturar um modelo de financiamento que aumente o acesso da população aos serviços da Atenção Primária. É levado em conta indicadores como consulta pré-natal, atendimento odontológico para gestantes, vacinação de crianças de um ano, consultas para pessoas com diabetes e hipertensão.
Segundo a Secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim, foi preciso adotar algumas medidas para que o município pudesse alcançar a melhoria dos resultados no Previne Brasil. “Nós não tínhamos médicos em 34 PSFs, tivemos dobrar o salário dos médicos e contratar médicos para todos os postos de saúde para todas as equipes de saúde da família. Em seguida fizemos informatização de todas as unidades. Colocamos internet em todas as unidades para que todas estivessem informatizadas, e com impressoras. Inclusive fizemos a licitação para comprar 526 smartphones para todos os Agentes Saúde para poder fazer o seu cadastro de forma online em tempo real.”
Francimones diz ainda que após todo o processo de aquisição dos equipamentos e montagem de toda a estrutura, o município investiu em capacitação profissional, e a implantação um processo de monitoramento através dos coordenadores de distrito.

