Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro do Norte comemora os 178 anos de Padre Cícero
No topo da Colina do Horto, no meio dos romeiros, dentro das igrejas e nas ruas, a vida do Padre Cícero continuará sendo celebrada
Yanne Vieira
Juazeiro do Norte comemora os 178 anos de Padre Cícero
Juazeiro do Norte comemora os 178 anos de Padre Cícero (Foto: Thiago Souza)

Padroeiro do Nordeste e um dos maiores ícones da religiosidade popular brasileira, Padre Cícero Romão Batista, se vivo fosse, comemoraria 178 anos neste dia 24 de março. Em Juazeiro do Norte, seu legado e sua memória continuam sendo celebrados em partilha com milhares de romeiros devotos do Padim.

Natural de Crato, o filho de Dona Quinô e de Joaquim Romão Batista, promoveu o desenvolvimento e a emancipação de Juazeiro do Norte, município onde foi fundador e também primeiro prefeito.

Entre os preceitos ecológicos e a luta política, o santo nordestino protagonizou um dos milagres mais conhecidos na história da igreja católica, quando em 1º de março de 1889, durante uma missa celebrada pelo Padre Cícero, a hóstia entregue à Maria de Araújo se transformou em sangue na boca da religiosa.

O Padre Cícero morreu em Juazeiro do Norte, aos 90 anos, no dia 20 de julho de 1934, em decorrência de complicações no intestino. O corpo do sacerdote encontra-se sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

No topo da Colina do Horto, no meio dos romeiros, dentro das igrejas e nas ruas, a vida do Padre Cícero continuará sendo celebrada.

Juazeiro do Norte comemora os 178 anos de Padre Cícero

Festejos

No dia 20 de março, o município de Juazeiro do Norte iniciou a Semana do Padre Cícero, em parceria com a prefeitura municipal e a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, a programação do evento contou com missa, exposições e apresentações.

Nesta quarta-feira (23), o penúltimo dia de festejo do município foi marcado com o tradicional corte do bolo de Padre Cícero e queima de fogos no largo do Socorro. O evento contou com a participação de centenas de fiéis, além do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos).

Nesta quinta-feira (24), os festejos se encerram com celebração na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro às 17h.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade