
Parcerias foram formalizadas no I Encontro do Conselho Estratégico de Prevenção à Violência, realizado no Palácio da Abolição. Foto: Hiane Braun - Casa Civil.
Juazeiro do Norte e Crato estão entre os 10 municípios cearenses contemplados com o reforço das ações do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio). Junto a Caucaia, Fortaleza, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, Quixadá e Sobral, eles concentram cerca de 52,39% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
De acordo com o Governo do Estado, os territórios contarão com três eixos de atuação. Sendo eles a prevenção à violência juvenil e de gênero; a prevenção e investigação policial e o fortalecimento do sistema de medidas socioeducativas.
“Nós vamos, portanto, combinar uma ação muito forte, dura, contra o crime organizado, mas também uma ação muito forte, solidária e preventiva, para que a nossa juventude seja efetivamente colocada num caminho de trabalho, de dignidade, de um projeto de vida”, disse o governador Elmano de Freitas (PT), durante o I Encontro do Conselho Estratégico de Prevenção à Violência, realizado no Palácio da Abolição.
Ainda, está previsto outro eixo de atuação, chamado de ‘Governança Forte’, onde serão implantados o Conselho Estratégico (Comitê Gestor Estadual) e os Comitês Deliberativos Municipais de Prevenção à Violência.
Para a defensora geral do Ceará, Sâmia Farias, é necessário integrar os órgãos para garantir o acesso às políticas públicas. “A Defensoria estará atenta, atuante, para garantir que as políticas públicas realmente cheguem à população cearense, porque esse é um movimento integrado. Quando todas as instituições se unem – sociedade civil, os poderes públicos, as instituições do sistema de justiça – a gente pode caminhar muito longe”, disse.
Programas desenvolvidos pelo PreVio
- Virando o Jogo, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade;
- NaPaz, que atua em cinco territórios com equipes multiprofissionais para ações comunitárias descentralizadas;
- PROJEMA, voltado para adolescentes e jovens gestantes;
- Jovens Mediadores, que forma adolescentes e jovens de 18 a 29 anos em metodologias da justiça restaurativa e cultura de paz.
- Itinerarte, que instalará 11 midiatecas nos dez municípios atendidos, com foco na formação de jovens nas artes urbanas.