Foto: Ascom UFMG
O município de Juazeiro do Norte ganhou primeiro lugar, entre os municípios acima de 100 mil habitantes, na realização, em quantidade e qualidade, do exame de espirometria remota. A classificação é efetuada entre os municípios vinculados ao Programa de Tele-espirometria do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Ministério da Saúde.
O exame é realizado desde julho de 2022, no PSF 11/79, no bairro São José. Em um ano, foram atendidas 311 solicitações. A espirometria é um importante teste de função pulmonar para diagnóstico e acompanhamento de várias enfermidades respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a asma, e de sequelas da covid-19. O paciente sopra um tubo de papelão descartável, que liga a boca ao espirômetro, aparelho que fará a mensuração da respiração do paciente, monitorando volume e velocidade do fluxo de ar.
A tele-espirometria é realizada através encaminhamento médico e agendamento através da Central de Marcação, com uma fisioterapeuta treinada exclusivamente para esta função. Os dados obtidos são enviados para a análise médica, com os profissionais da UFMG, e o laudo é emitido por telemedicina. A partir do resultado, caso haja confirmação de um problema, o tratamento é realizado no município.

