Meliponário escola fica localizado no Centro Administrativo, em Juazeiro do Norte. Foto: Guto Vital / Portal Miséria.
Foi inaugurado em Juazeiro do Norte, no estacionamento do Centro Administrativo da cidade, o Meliponário Escola, um local destinado a promover educação ambiental e preservar as abelhas nativas sem ferrão.
De acordo com Cláudio Luz, idealizador do projeto e secretário de Segurança Pública da cidade, a proposta é transformar o Meliponário em uma sala de aula a céu aberto, onde as pessoas possam aprender sobre a importância das abelhas na polinização e na manutenção dos ecossistemas.
“Essas abelhas são fundamentais dentro do processo de produção de alimentos, por exemplo, que tem a polinização, as abelhas são o principal agente polinizador, que é a produção de frutos. Então as abelhas são fundamentais nessa preservação do meio ambiente”, explica.
Segundo o titular da pasta, também será feito no mesmo ambiente o pasto apícola, que é o plantio de um conjunto de plantas nativas da região para a coleta de recursos das abelhas, principalmente pólen e néctar.
“São inofensivas, são abelhas que chegaram aqui no nosso território antes de nós mesmos, então é importante tratar do tema e fazer essa preservação delas”, conclui Cláudio Luz.
Assista:
Ver essa foto no Instagram

