Foto: Guto Vital/ Miséria
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) reforçou a campanha de vacinação contra o sarampo, em meio à preocupação com o retorno da doença no Brasil. O vírus, que havia sido erradicado no país até 2018 e 2019, voltou a registrar casos após a pandemia de covid-19, com ocorrências recentes em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins.
A coordenadora de Imunização do município, Ana Luísa Leite, alerta para a importância da prevenção. Segundo ela, a baixa cobertura vacinal em alguns estados vizinhos, como o Maranhão, que apresenta alto índice de abandono da vacina, aumenta o risco de reintrodução do vírus no Ceará.
“Essa preocupação para que a nossa população, as nossas crianças, elas estejam imunizadas. Até porque Juazeiro do Norte e também o Ceará tem muito contato com alguns outros estados que essa cobertura vacinal não é tão grande, como por exemplo o Maranhão. E muitas dessas pessoas visitam a nossa cidade”, destacou.
A imunização contra o sarampo está disponível em todas as unidades de saúde do município, no Centro de Dermatologia e em outros pontos de vacinação. A primeira dose deve ser aplicada em crianças a partir de 12 meses, com reforço aos 15 meses. Adultos não vacinados ou com esquema incompleto também devem se proteger.
Ana Luísa lembra que o sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que não possui tratamento específico. “Não existe uma medicação para tratar o sarampo. Existem meios de a gente estar evitando, que é através da vacinação, do contato, mas uma medicação para tratar não existe, tem para tratar somente os sintomas”, reforçou.
Veja a reportagem completa:
Ver essa foto no Instagram

