Foto: Ascom Prefeitura de Juazeiro do Norte
A Prefeitura de Juazeiro do Norte afirmou nesta terça-feira (5) que, através do Centro de Referência Especial em Assistência Social (Creas), tem realizado acompanhamento da chegada e permanência de refugiados venezuelanos, que fogem da miséria que assola o país carinbenho, governado pela ditadura bolivariana de Nicolás Maduro.
A gestão municipal afirmou que o trabalho tem sido feito através de abordagem dos grupos e coleta de informações sobre o grupo para que o Município possa subsidiar as decisões que devem ser tomadas. Uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, educadores sociais, psicólogos e advogados tem participado da operação.
Segundo informações da coordenadora do Creas de Juazeiro do Norte, Regina Elias, toda a rede socioassistencial do município foi acionada. As Cozinhas Comunitárias garantem as refeições, o Centro Pop possibilita que os refugiados façam sua higiene pessoal e o fornecimento de um lanche no final do dia.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Condições de Vida (Encovi) 2019-2020, realizada pelo Instituto de Investigações Econômicas e Sociais da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Andrés Bello (IIES-UCAB), a Venezuela tem 96,2% de sua população vivendo na pobreza, sendo 79,3% em situação extrema.

