Mercado do Peixe, no bairro João Cabral | Foto: Guto Vital/ Portal M1
A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período em que católicos mantêm a tradição de consumir peixe, especialmente às quartas e sextas-feiras. No Mercado do Peixe, localizado no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, a movimentação de consumidores começou nas primeiras horas do dia.
Além de peixes, o mercado comercializa camarão e outros pescados. Comerciantes relatam expectativa de aumento na procura durante os 40 dias da Quaresma.

Mercado do Peixe, no João Cabral | Foto: Guto Vital/Portal M1
Um dos vendedores explicou que os custos também sofrem variação neste período. “Não é a questão de aumentar, é a questão que quando chega sempre na quaresma, as coisas aumentam. Funciona a quantidade, sacola, despesa de gelo que também aumenta”, afirmou. Segundo ele, outros produtos também registram mudança nos preços. “Não é só peixe, é ovo, queijo, sempre essas coisas aumentam nessa época.”
Sobre as vendas, o comerciante destacou a tradição religiosa como fator determinante para o consumo. “Tem pessoas religiosas que comem só peixe”, disse, acrescentando que o produto é comercializado durante todo o ano.
Entre os consumidores, a tradição é mantida. Um dos clientes confirmou o hábito. “Sempre no dia de quarta e sexta-feira tem o peixe”, afirmou.
Confira a reportagem completa:
Ver essa foto no Instagram