Foto: Ascom Juazeiro do Norte
O município de Juazeiro do Norte promove nesta semana ações de apreensão, guarda e destinação de animais que encontram-se soltos nas vias urbanas do município.
Nesta segunda-feira (6), equipes realizam a campanha na Avenida Virgílio Távora, local de intensa movimentação e com constantes transtornos ocasionados por animais que se soltam e percorrem a via em meio aos veículos. Na ocasião, 42 apreensões foram realizadas.
Embasado pela lei, o município iniciou uma campanha em caráter educativo, buscando, primeiro, orientar os donos de animais de médio porte (ovinos, caprinos e suínos) e grande porte (bovinos, equinos, asininos e muares), abordando questões de segurança no trânsito, e o risco que os animais soltos geram a si mesmos e aos motoristas. Em casos de reincidência, será aplicada multa.
Os valores decorrentes do transporte, diária e manutenção, além do tratamento veterinário dos animais apreendidos, terão preços distintos, conforme o decreto publicado e outras regulamentações do município. Os valores serão baseados nas Unidades Fiscais de referência do Município (UFIRMs).
Essa ação está sendo conduzida por diversos setores, envolvendo as Secretarias Meio Ambiente e Serviços Públicos, Agricultura e Abastecimento, Autarquia Municipal de Meio Ambiente, além do apoio jurídico da Procuradoria. Participam, também, órgãos como o Demutran e a Guarda Civil Municipal.

