Compartilhar
publicidade
publicidade
Juazeiro do Norte recebe carreta de prevenção do câncer de mama e do colo do útero
O veículo está estacionado no bairro João Cabral e permanecerá no local pelos próximos 15 dias.
Rogério Brito
Foto: Thiago Gaspar - Casa Civil

Juazeiro do Norte recebeu neste sábado (18) a Carreta da Saúde da Mulher, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero. O veículo está estacionado no bairro João Cabral e permanecerá no local pelos próximos 15 dias.

“A carreta vai passar 15 dias aqui no João Cabral, depois vai passar mais 15 dias em outro bairro que iremos escolher junto à população. É essa política que traz resultado, que melhora a vida das pessoas”, afirmou o deputado federal Yury do Paredão, responsável por articular a vinda do equipamento à cidade.

O governador Elmano de Freitas participou da ação e destacou que a carreta também percorrerá outros municípios da região, como Missão Velha, Crato e Barbalha. “A carreta vai rodar a região fazendo exames das nossas mulheres. Aquelas que tiverem alguma sinalização de câncer já serão encaminhadas para o tratamento”, disse.

A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, com foco na prevenção do câncer de mama — que mais mata mulheres no Brasil — e do colo do útero, quarto tipo de câncer que mais causa óbitos no país. O veículo oferece consultas, exames, biópsias e diagnósticos.

Para prevenção e diagnóstico do câncer de mama, estão disponíveis mamografia, ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia/exérese de nódulo e exame anatomopatológico.

No rastreamento do câncer de colo do útero, a carreta realiza colposcopia, biópsias, exames anatomopatológicos e procedimentos terapêuticos. Além disso, oferece ultrassonografia transvaginal e pélvica para a saúde ginecológica geral.

Segundo o Ministério da Saúde, o investimento destinado à ação durante o Outubro Rosa é de R$ 18,9 milhões, com 28 unidades móveis atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões do país.

Assista a reportagem:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria