Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte
Juazeiro do Norte será a primeira cidade do Ceará a implantar um sistema totalmente automatizado para o recolhimento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). A informação foi anunciada pelo secretário municipal de Finanças, Leandro Saraiva, nesta sexta-feira (10). Segundo ele, o novo sistema permitirá que todo o processo seja realizado de forma autônoma e digital, desde a emissão do boleto até o pagamento.
Desenvolvida pela Secretaria de Finanças (Sefin), a ferramenta será lançada na próxima quarta-feira (15) e consiste em um sistema eletrônico para solicitação, processamento e recolhimento do imposto. “Com as informações em conformidade com o banco de dados da Prefeitura e com o registro do imóvel, a transação é toda automatizada, com liberação rápida e imediata”, destacou o titular da Sefin.
O secretário explica que o sistema foi criado para ser utilizado em imóveis totais ou parcialmente financiados por operação de crédito imobiliário no âmbito municipal. Nas demais situações de recolhimento do imposto, o procedimento deverá ser realizado mediante abertura de requisição. Ele enfatiza ainda que o diferencial é oferecer um fluxo totalmente digital, sem necessidade de intermediação manual ou em formato presencial.
Ao acessar o sistema, o contribuinte poderá emitir o boleto do ITBI e efetuar o pagamento via Pix, gerando automaticamente o laudo de liberação em questão de segundos. “Após esse processo, ele já pode se dirigir ao cartório sem precisar de nenhuma intervenção do servidor on-line. Apenas em casos em que os dados informados não coincidam com o cadastro municipal”, complementou.

