Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O município de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde (Sesau), inicia nesta sexta-feira (25), a imunização da primeira dose da vacina contra a covid-19 para grupo de bebês de seis meses a menores de um ano. A vacinação vai ocorrer das 8h às 14h, no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), ao lado do Centro de Dermatologia.
De acordo com a pasta, a Pfizer Baby está disponível para o grupo de crianças de seis meses a menores de 3 anos com comorbidades. No município, esse grupo será vacinado por etapas, sendo neste primeiro momento, os bebês menores de um ano de idade. O município recebeu 420 doses do imunizante.
Essa faixa etária segue um esquema de vacinação em três doses. As duas primeiras serão aplicadas no intervalo de quatro semanas, e a terceira deve ser aplicada após, no mínimo, oito semanas da segunda dose. O uso da vacina nesta faixa etária foi aprovado no fim de outubro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a prioridade será a imunização das crianças com comorbidades. Por isso, são necessários os documentos comprobatórios como declaração, laudo, prescrição médica ou relatórios médicos com descritivo ou CID ou condição da doença assinado e carimbado.
Também são exigidos o cartão de vacinação, cartão do SUS e documento oficial de identificação (certidão de nascimento ou carteira de identidade). Será necessário, ainda, apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.
Confira a lista de comorbidades que serão consideradas para a vacinação contra a COVID-19 das crianças de 6 meses a menores de 3 anos:
– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão Arterial Resistente
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
– Insuficiência cardíaca (IC)
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênita
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
– Doenças neurológicas crônicas
– Doença renal crônica
-Imunocomprometidos
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Síndrome de Down
– Cirrose hepática.

