Compartilhar
publicidade
publicidade
Juazeiro lembra 50 anos da morte da Professora Zila Belém nome de escola no Triângulo
Zila Teixeira Mendes Belém de Figueiredo nasceu em Jaicós (PI) no dia 22 de junho de 1884 e morreu aos 91 anos no dia 4 de setembro de 1975.
Demontier Tenório
A Professora Zila Belém era piauiense de Jaicós. (Foto: Reprodução)

Como forma de homenagem póstuma, o Site Miséria lembra exatos 50 anos da morte da Professora Zila Belém que transcorre nesta quinta-feira. Zila Teixeira Mendes Belém de Figueiredo nasceu em Jaicós (PI) no dia 22 de junho de 1884 e morreu aos 91 anos no dia 4 de setembro de 1975 em Juazeiro tendo o corpo sepultado no Cemitério do Socorro. Era filha do juiz de direito Alfredo Teixeira Mendes e Maria Pia Teixeira Mendes.

A professora Zila Belém teve como irmãos o juiz Alfredo Teixeira, além de José, Mári, Suzana, Lais, Cesarina, Irinéia, Marieta e Marília Teixeira Mendes todos falecidos. Com a morte dos seus pais, a mesma passou a residir em Crato na casa da irmã Marília Belém que era casada com o Coronel Antonio Luiz o qual foi prefeito da cidade. Zila Belém era professora formada pela Escola Normal de Fortaleza, onde, depois, lecionou francês.

No município de Crato, casou com o médico Manoel Belém de Figueiredo que foi um dos enfrentadores da peste bubônica no Cariri, substituiu a professora Amália Xavier na Escola Normal Rural de Juazeiro e morreu em Salvador no dia 29 de dezembro de 1974. Eles tiveram como filhos o médico Hildegardo Belém, as professoras Zuíla, Zuleide e Ivone, além de Hamilton Belém. A mesma deu seu nome para a Escola Zila Belém na Rua Francisco Vicente Silva no bairro Triângulo.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria