A Professora Zila Belém era piauiense de Jaicós. (Foto: Reprodução)
Como forma de homenagem póstuma, o Site Miséria lembra exatos 50 anos da morte da Professora Zila Belém que transcorre nesta quinta-feira. Zila Teixeira Mendes Belém de Figueiredo nasceu em Jaicós (PI) no dia 22 de junho de 1884 e morreu aos 91 anos no dia 4 de setembro de 1975 em Juazeiro tendo o corpo sepultado no Cemitério do Socorro. Era filha do juiz de direito Alfredo Teixeira Mendes e Maria Pia Teixeira Mendes.
A professora Zila Belém teve como irmãos o juiz Alfredo Teixeira, além de José, Mári, Suzana, Lais, Cesarina, Irinéia, Marieta e Marília Teixeira Mendes todos falecidos. Com a morte dos seus pais, a mesma passou a residir em Crato na casa da irmã Marília Belém que era casada com o Coronel Antonio Luiz o qual foi prefeito da cidade. Zila Belém era professora formada pela Escola Normal de Fortaleza, onde, depois, lecionou francês.
No município de Crato, casou com o médico Manoel Belém de Figueiredo que foi um dos enfrentadores da peste bubônica no Cariri, substituiu a professora Amália Xavier na Escola Normal Rural de Juazeiro e morreu em Salvador no dia 29 de dezembro de 1974. Eles tiveram como filhos o médico Hildegardo Belém, as professoras Zuíla, Zuleide e Ivone, além de Hamilton Belém. A mesma deu seu nome para a Escola Zila Belém na Rua Francisco Vicente Silva no bairro Triângulo.

