Compartilhar
publicidade
publicidade
Juazeiro lembra hoje 100 anos da pedra fundamental para construir a estação do trem
O Site Miséria mergulha no túnel do tempo e lembrar o centenário de lançamento da pedra fundamental para construir a estação ferroviária de Juazeiro
Demontier Tenório
Obelisco tem assinatura de Padre Cícero como prefeito de Juazeiro (Foto: Reprodução)

O Site Miséria mergulha no túnel do tempo e lembrar o centenário de lançamento da pedra fundamental para construir a estação ferroviária de Juazeiro, que transcorre nesta terça-feira. Pesquisadores contam que quando o Padre Cícero foi apontar às autoridades federais o local para o prédio ser erguido, foi criticado. Era um lugar ermo e denso matagal distante do centro da cidade. Aos que ficaram “intrigados” com a decisão, o sacerdote profetizava: “em breve, aqui será o coração de Juazeiro”.

Indiferente às opiniões contrárias, no dia 12 de setembro de 1923 ele coordenou a solenidade de lançamento da pedra fundamental e a inauguração ocorreria em 1926 ou três anos após. Ainda hoje no mesmo lugar, talvez, a pedra fundamental seja o único marco existente em Juazeiro contendo o nome do Padre Cícero como prefeito. O obelisco está situado no meio da rua entre o prédio da estação, a Praça dos Ourives e o antigo Samdu.

Constam ainda os nomes do então Presidente da República, Artur da Silva Bernardes; Ministro da Viação, Francisco Sá; e o Presidente do Estado do Ceará, desembargador José Moreira da Rocha. A inauguração da estação ferroviária se deu sete meses após o Bando de Lampião visitar Juazeiro, a morte do deputado Floro Bartolomeu da Costa no Rio de Janeiro e quatro meses após a festa dos 15 anos de emancipação política de Juazeiro.

Compartilhar
Comentar