Compartilhar
publicidade
publicidade
Juazeiro lembra hoje 150 anos que Padre Cícero se tornava capelão do povoado
O Site miséria mergulha no túnel do tempo e lembra exatos 150 anos da nomeação do Padre Cícero Romão Batista
Demontier Tenório
Foto: Reprodução

O Site miséria mergulha no túnel do tempo e lembra exatos 150 anos da nomeação do Padre Cícero Romão Batista como capelão da Capela de Nossa Senhora das Dores, que transcorre nesta segunda-feira. Ele já residia há cinco meses no povoado, onde chegou no dia 11 de abril de 1872 para residir com a mãe Joaquina Vicência e as irmãs Angélica e Mariquinha e a serviçal Tereza do Padre ao ser convidado pelos moradores.

Naquela data tinha sido recebido com grande festa até porque, em dezembro do ano anterior, ele tinha visitado pela primeira vez o povoado e foi amor recíproco entre o jovem sacerdote e o povo do lugar. Na noite do dia 24 de dezembro de 1871 Padre Cícero havia celebrado a Missa do Natal no povoado aonde chegou montado a cavalo e recebido com entusiasmo por todos.

O convite para a liturgia tinha sido feito pelo professor Semeão Correia de Macedo e a capela de Nossa Senhora das Dores ficou completamente lotada. Ele tinha pouco mais de um ano de sacerdócio já que sua ordenação ocorrera no dia 30 de novembro de 1870 em cerimônia na Igreja do Seminário da Prainha, em Fortaleza, presidida pelo primeiro bispo do Ceará, dom Luiz Antonio dos Santos.

Ao contrário do que alguns imaginam, Padre Cícero jamais foi vigário em Juazeiro já que a criação da paróquia só aconteceu no dia 20 de janeiro de 1917 quando a cidade tinha em torno de seis anos de emancipação. A paróquia foi criada pelo Bispo Dom Quintino Rodrigues muito tempo depois já que a ordem tinha sido expedida por Roma no ano de 1898, porém jamais cumprida pelo bispo do Ceará, dom Joaquim Vieira, que se tornara algoz do Padre Cícero.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria