Compartilhar
publicidade
publicidade
‘Juazeiro pede um teleférico’: foto revela que equipamento prestes a ser inaugurado já era vontade do povo há três décadas
À época, o pedido era um sonho distante, mas agora, trinta anos depois, está perto de se tornar realidade.
Agência Miséria
Um registro fotográfico catalogado pelo Memorial Padre Cícero, revela que, durante solenidade de inauguração do próprio museu, uma faixa foi erguida com a seguinte reivindicação: “Juazeiro pede um teleférico”. (Foto: Daniel Lima/Agência Miséria)

Prestes a ser inaugurado, o Teleférico do Horto, em Juazeiro do Norte, será um dos mais modernos e importantes equipamentos a fomentar o turismo local e nacional, elevando ainda mais o status da “Capital da fé”. No entanto, a obra avaliada R$ 70 milhões, já é um anseio antigo da sociedade caririense. Um registro fotográfico catalogado pelo Memorial Padre Cícero, revela que, durante solenidade de inauguração do próprio museu, uma faixa foi erguida com a seguinte reivindicação: “Juazeiro pede um teleférico”. À época, o pedido era um sonho distante, mas agora, trinta anos depois, está perto de se tornar realidade.

Armazenado no acervo do memorial durante estes 33 anos de existência, a fotografia ampliada do momento da inauguração esteve exposta na sala da presidência do equipamento durante todos estes anos, e só agora, prestes a ganhar de fato o tão sonhado teleférico, foi notada a presença deste manifesto expressivo da vontade do povo juazeirense e romeiro.

“Viemos notar isso agora, após 33 anos de fundado o memorial. Isso mostra um anseio antigo, e que até recentemente era inimaginável para os padrões da nossa cidade. Por muito esforço do Governo do Ceará, em nome de Camilo Santana [governador], isso pode enfim sair do papel e agora virar realidade. Esse cartaz fez uma previsão muito correta do que acontece hoje, e reforça ainda mais o nosso papel em manter estes registros vivos e a vontade do Padre Cícero e do povo em ver a cidade crescer e se tornar a potência da fé do trabalho que é nos dias de hoje”, declara Tereza Siqueira, a atual gestora do Memorial Padre Cícero.

Tereza Siqueira, a atual gestora do Memorial Padre Cícero. (Foto: Daniel Lima/Agência Miséria)

INAUGURAÇÃO

No dia 22 de julho de 1988, às 10h, era inaugurado em frente ao largo da Capela do Socorro, o Memorial Padre Cícero. O equipamento sócio-cultural entregue durante a gestão do ex-prefeito Manoel Salviano, ocupou parte da antiga Praça do Cinquetenário. O evento de abertura contou com a presença do então Presidente da República, José Sarney. Foi durante este momento que a população aproveitou para manifestar o desejo de instalação de um teleférico na cidade.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria